top of page

Missa com Posse Canônica do Pe. Cristiano

DSC00240.JPG

​

A posse do padre Cristiano Rodrigues de Jesus, SAC, no domingo 19 de fevereiro de 2023, como pároco-reitor da Paróquia-Santuário Nossa Senhora Aparecida de Arapongas (PR) começou pouco antes da Missa das 10 horas com a leitura e a assinatura do Juramento de Fidelidade à Igreja, ao Papa, ao Bispo Diocesano e à Doutrina Católica. Foi na sacristia, numa cerimônia reservada, com as presenças do vigário geral da Diocese de Apucarana, padre João Ozório de Oliveira, que representou o bispo de Apucarana (PR), Dom José Carlos de Oliveira, padres convidados e leigos que assinaram o documento como testemunhas.
A solenidade prosseguiu no interior da Igreja Matriz com a leitura, pelo diácono permanente José da Luz, da Portaria de Nomeação, anunciando que padre Cristiano deve permanecer à frente da Paróquia-Santuário “por seis anos ou outro período que se fizer necessário”. 
Em seguida, o vigário paroquial, padre Alexandre Domingues, SAC, vestiu a casula no novo pároco-reitor, que se apresentou à comunidade. Ajoelhado, diante do “povo que irá cuidar”, fez o juramento. 
Dando sequência, recebeu os instrumentos com os quais exercerá a função na Paróquia-Santuário.
1 – A chave da Igreja, que deverá “permanecer sempre aberta para acolher aqueles que aqui vêm buscar consolo.
2 – A chave do sacrário. “A chave das chaves, a chave do Santuário Maior”. Daí, seguiu para a Capela do Santíssimo, abriu o sacrário e fez uma oração diante do Jesus Sacramentado.
3 – Objetos para o Sacramento do Batismo. “Que todas as famílias que aqui se apresentarem pedindo o batismo para suas crianças sejam acolhidas com grande alegria”.
4 – Estola da cor roxa “com a qual administrará o Sacramento da Penitência àqueles que pedirem o consolo do perdão”.
Devidamente empossado, teve início a Celebração Eucarística presidida pelo padre João Ozório e concelebrada por outros nove padres, entre eles o reitor provincial da Província São Paulo Apóstolo dos Padres e Irmãos Palotinos, José Lino de Oliveira, SAC, e a participação de dois diáconos.  
Na assembleia, que lotou a Igreja, estavam ex-paroquianos das paróquias Santo Antônio de Cambé (PR) e Santa Bibiana de Martinópolis (SP), onde padre Cristiano atuou como pároco, e os atuais araponguenses.
O Evangelho foi aclamado pelo padre Cristiano, que recebeu o Evangeliário das mãos do diácono Matheus Manholer de Oliveira, SAC. 
Durante a homilia, antes de pregar sobre a liturgia do dia, padre Ozório destacou que, nos últimos dias, deu posse a três palotinos em paróquias da Diocese de Apucarana e exaltou o trabalho que a Ordem Religiosa faz em Arapongas há 80 anos. 
Encerrando, antes da bênção de envio, padre José Lino demonstrou ao representante do bispo, a “gratidão dos palotinos à Diocese de Apucarana”, fez referências ao “povo de Cambé e de Martinópolis” prestigiando a posse e desejou sucesso ao padre Cristiano na nova missão.
Na sequência, o vigário paroquial e uma representante dos movimentos e pastorais locais deram as boas-vindas ao recém-empossado pároco-reitor. 
Por fim, padre Cristiano, visivelmente emocionado, em alguns momentos com a voz embargada, dirigiu-se à assembleia. “Foi Deus que nos chamou e nos proporcionou este momento”, enfatizou. E salientou que depois de passar por Martinópolis e por Cambé “Deus oferece a este Santuário um padre melhor, amigo e irmão. Obrigado por me acompanharem até aqui, sigo em frente na minha missão. “Gratidão! Gratidão! Gratidão!
Antes da bênção final, o presidente da celebração desejou a padre Cristiano que “os frutos aqui produzidos sejam frutos de salvação”.
Uma longa fila, mesclada de novos e antigos paroquianos, se formou pela nave central para os cumprimentos e as fotos de praxe.  

​

Colaboração texto:  Sérgio Marchese

​

bottom of page