top of page

Histórico


 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira Missa em Arapongas.
Em abril de 1935, iniciou-se a venda de lotes urbanos no perímetro da futura cidade de ARAPONGAS. O primeiro comprador foi RENÊ CELLOT, que adquiriu quatro terrenos, localizados na esquina da atual Rua ANDORINHAS com a AVENIDA CENTRAL. Neste local, onde existe hoje o prédio do BRADESCO, foi construída a primeira casa comercial, que servia também de agência postal e parada de ônibus. No quintal desta casa, o primeiro vigário da igreja matriz de Londrina, Pe. Carlos Dietz, da Congregação dos Padres Palotinos (Sociedade do Apostolado Católico-SAC), celebrou a primeira missa no patrimônio de Arapongas. Este fato histórico se deu no dia 9 de setembro 1936 .

A Primeira Igreja Católica.
A Companhia de Terra Norte do Paraná em cada futura cidade desta região, que estava sendo desbravada, reservava sempre um terrena para a construção de uma Igreja Católica. Para Arapongas, foi doada a metade da quadra nº11, uma localização muito feliz e abençoada por Deus, onde mais tarde seria construído um majestoso templo. Porém, a quadra nº11, uma área de 6.000 metros quadrados, ficou dividida entre a Mitra Diocesana e a Prefeitura Municipal. Em 1949, a Câmera Municipal aprovou uma lei autorizando o Prefeito a doar a outra metade da praça para a Mitra Diocesana. Padre Bernardo, confiando nesta lei e na palavra dada pelo então prefeito, construiu a igreja no centro da praça. E durante muitos anos a localização da Igreja Matriz permaneceu irregular, e esta foi uma permanente preocupação do Pe. Bernardo, que ele, infelizmente, em vida, não conseguiu resolver. Recentemente, graças aos esforços do Dr. Odenir V. Barbosa e com a aprovação da nova lei municipal, o prefeito Antonio Grassano Junior, fez a doação à Mitra do restante da praça. Este gesto do Sr. prefeito foi recebido por todos os membros do Conselho Paroquial como um presente pelo cinquentenário da Paroquia. O Pe. Carlos vibrou de alegria e disse: - Agora a praça é nossa. Lá no céu, o Pe. Bernardo deve ter sorrido bem feliz... 
A primeira igreja construída em Arapongas foi de madeira e muito simples. A construção começou em 29 de março de 1938 e terminou em 8 de setembro do mesmo ano. Nesta data, ela foi inaugurada com Missa solene, pelo Padre José Kandziorta, SAC, palotino.

A Padroeira Foi Escolhida Pelo Povo.
O vigário de Londrina escolheu como padroeiro da Capela de Arapongas, os ´´SANTOS ANJOS``. No entanto, o Sr. José Monteiro, dono de uma serraria, fez a doação de uma grande imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA para a igrejinha recém-construída, e esta imagem foi levada em procissão pelo povo, ocupou o seu lugar no altar-mor e passou a ser venerada e invocada pelos fiéis. Assim, a capela foi colocada sob a proteção de NOSSA SENHORA APARECIDA e doravante um padre vinha de Londrina celebrar as missas. Um destes padres chamava-se BERNARDO MERKEL, SAC, também palotino.

Pe. Bernardo Merkel vem para Arapongas
Em 8 de fevereiro de 1942, Pe. Bernardo Merkel, auxiliar da Paróquia de Londrina, passou a residir em Arapongas, morando provisoriamente na sacristia da capelinha. Logo depois ele construiu uma casa paroquial, modesta e sem conforto, mas adaptada à situação das residências em geral, por que naquele tempo ninguém tinha conforto em Arapongas. Pe. Bernardo mudou-se da sacristia para esta primeira casa paroquial em 26 de março de 1942.


Criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
´´Ao primeiro dia de novembro de 1942 foi criada a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas pelo nosso Exmo. e Rvmo. Sr. Bispo Dom Ernesto de Paulo``. Assim registrou o Pe. Bernardo no Livro de Tombo. O decreto da criação da paróquia foi publicado no dia da posse do primeiro pároco, Pe. Bernardo Merkel, em 29 de novembro de 1942.

 

A Grande Extensão Territorial da Nova Paróquia
O que causa muita admiração pra nós, hoje, foi a grande extensão da nova paróquia. Pe. Bernardo, mais tarde, diria com aquela sua simplicidade, para o espanto de muitos padres, que da sua paróquia havia surgido quase três dioceses. É por isso que a história da PARÓQUIA N. SRA. APARECIDA supera a história d0 próprio Município de Arapongas. Quando o Pe. Bernardo assumiu esta paróquia, ela já possuía um bom número de capelas, as quais ele deveria visitar pelo menos uma vez ao mês.

matriz construção.jpg
bottom of page